FMI DIZ QUE A DÍVIDA GREGA É “EXPLOSIVA”

LusaWashington, 27 jan (Lusa) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera a situação da dívida grega “insustentável” e “explosiva” a longo prazo e apela à zona euro para propor medidas de alívio “mais credíveis”, indica um relatório citado hoje pela AFP.

Este diagnóstico compromete seriamente a participação financeira do FMI no terceiro programa de assistência financeira à Grécia concedido pela zona euro em 2015.

“Mesmo com a plena aplicação das reformas económicas com as quais o país se comprometeu no quadro do programa” de assistência, “a dívida grega é altamente insustentável” e “vai tornar-se explosiva a longo prazo”, quando o Governo tiver de recorrer ao mercado para se financiar a juros mais elevados, refere o FMI.