Finanças: Sociedade civil de Toronto debate subida de 10,5% do imposto sobre propriedade

Foto: Alex Lupul/CBC
Foto: Alex Lupul/CBC

A sociedade civil de Toronto participa, esta semana, na discussão sobre o aumento significativo do imposto sobre propriedade na cidade. Recorde-se que a autarquia quer subir a taxa em 10,5%. Quem não concordar pode, até amanhã, participar no debate e dizer o que pensa por telefone.

16, 17 e 18 de janeiro foram as datas escolhidas para a realização de três teleconferências municipais em Toronto, abertas à sociedade civil. Estas discussões virtuais foram marcadas com o objetivo de debater o orçamento de 2024, que prevê um aumento de 10,5% do imposto sobre propriedade.

Os habitantes descontentes foram convidados a dizer o que pensam sobre a medida, proposta pelo município no orçamento de 2024. A autarquia justifica o aumento com a necessidade de combater o défice vertiginoso que a cidade enfrenta.

Se a subida de 10,5% se verificar, os proprietários de uma casa média vão ter de pagar mais 300 dólares por ano. A autarquia avisa que, sem financiamento federal, a taxa poderá mesmo ter de subir 16,5%.

Mas até que a decisão seja tomada ainda haverá muito debate sobre o orçamento. Além das teleconferências municipais, o município ainda vai realizar consultas presenciais, na semana que começa a 22 de janeiro.

A 26 de janeiro, a comissão orçamental apresenta a sua conclusão. A 1 de fevereiro, a autarca Olivia Chow apresenta o seu projeto de orçamento e a 14 de fevereiro, o conselho municipal reúne-se para aprovar o documento final.