Finanças no Canadá: Sondagem revela pressão financeira dos estudantes

Correio da Manhã Canadá

Um novo inquérito, divulgado hoje, alerta para a pressão financeira enfrentada pelos estudantes canadianos. Há cada vez mais jovens que planeiam depender dos pais enquanto estão na universidade. Quase metade não sabe gerir dinheiro e espera ter dívidas de até 20 mil dólares quando terminar o curso.

A inflação está a levar mais estudantes do ensino pós-secundário a ficarem em casa dos pais enquanto completam os seus estudos. Uma mudança em relação a mais de uma década atrás, como revela uma sondagem publicada pelo RBC esta quarta-feira, dia 6 de setembro.

Quase metade dos inquiridos dos 18 aos 29 anos (47%) tencionam viver com os pais este ano letivo, em comparação com 36% dos estudantes em 2013.

43% dos inquiridos assumem que os seus pais vão responder pelas suas necessidades financeiras, em comparação com 29% em 2013.

Por outro lado, perto de metade dos inquiridos tenciona trabalhar a tempo parcial enquanto estuda a tempo inteiro. Além disso, tencionam reduzir as despesas não essenciais, respeitar um orçamento elaborado e controlar regularmente as suas despesas.

Quase todos os estudantes inquiridos acham que não sabem gerir dinheiro e que devem aprender a lidar com as suas finanças.

O relatório concluiu que cerca de 45% dos estudantes esperam ter dívidas de até 20 mil dólares quando se licenciarem, em relação aos 30% registados em 2013.