Finanças: Freeland defende orçamento federal, após críticas dos premiers

A ministra das Finanças do Canadá saiu em defesa do orçamento federal, depois das críticas de vários premiers. Os líderes provinciais queixam-se de não terem sido consultados numa série de matérias, nomeadamente a habitação.

Chrystia Freeland já reagiu às críticas de vários premiers, que se queixam de não terem sido consultados sobre várias matérias relativas ao orçamento federal.

A vice-primeira-ministra e ministra das Finanças do Canadá diz acreditar que os executivos vão aceitar as medidas que impactam a legislação provincial, mesmo que para isso tenham de recuar.

Recorde-se que o orçamento federal foi apresentado na passada terça-feira, dia 16 de abril. Dias depois, num evento em Toronto, Freeland disse que o Governo precisa de avançar em questões como a habitação e manifestou-se “extremamente otimista” em relação à cooperação dos executivos provinciais.

Vários premiers acusam o Governo federal de interferir na jurisdição provincial. As críticas fizeram-se ouvir nos últimos meses e agravaram-se após a publicação do orçamento.

Na passada sexta-feira, dia 19, o Council of the Federation, que representa os líderes de todas as províncias e territórios, divulgou uma carta em que defende que Ottawa deveria tê-los consultado antes do orçamento.

O documento diz que o Governo federal e os executivos locais devem “regressar” a uma abordagem de cooperação, para que as medidas de acessibilidade e produtividade propostas sejam bem-sucedidas.

Foto: Chrystia Freeland/Facebook