Finanças de Toronto: Conselho aprova medidas para combater crise financeira

Correio da Manhã Canadá

O conselho municipal de Toronto aprovou ontem várias medidas para fazer face à crise financeira da cidade. Em cima da mesa, estão o aumento de impostos e novas taxas, para combater pressões orçamentais na ordem dos 1,5 mil milhões de dólares.

Esta quarta-feira, dia 6 de setembro, o conselho municipal de Toronto aprovou novos instrumentos de receita para fazer face à difícil situação financeira da cidade, que enfrenta pressões orçamentais de 1,5 mil milhões de dólares.

Numa reunião extraordinária, os vereadores aprovaram medidas para aumentar as taxas do imposto municipal de transferência de terrenos para casas avaliadas em 3 milhões ou mais e para eliminar o limite máximo de 5 dólares à hora de estacionamento na rua. O aumento do imposto de transferência de terrenos para casas de luxo deverá entrar em vigor a 1 de janeiro de 2024.

Os vereadores decidiram também encarregar os funcionários municipais de apresentarem um novo relatório. No documento, deverão descrever os planos para aplicar um imposto de transferência de terrenos para compradores estrangeiros, introduzir uma taxa de estacionamento comercial e aumentar o imposto sobre casas vagas de 1% para 3%.

Além disso, decidiram pedir autorização ao Governo de Ontário para implementar um imposto municipal sobre as vendas, bem como uma eventual redução do atual imposto harmonizado sobre as vendas. Esse imposto pode vir a gerar até mil milhões de dólares por ano. Seria aplicado à compra de bens e serviços em Toronto, exigiria a aprovação do Governo provincial e uma alteração à chamada ‘City of Toronto Act.’.

A presidente da Câmara de Toronto, Olivia Chow, apelou a que os vereadores trabalhem em conjunto para enfrentar a crise financeira. O seu comité executivo aprovou o plano no final do mês passado.