
Londres, 27 jan 2026 (Lusa) — O filme “O Agente Secreto”, de Kléber Mendonça Filho, está indicado para os prémios britânicos de cinema BAFTA, num ano em que “Batalha Atrás de Batalha”, de Paul Thomas Anderson, é o mais nomeado, foi hoje anunciado.
De acordo com a lista de nomeados hoje divulgada, “O Agente Secreto” concorre ao BAFTA de Melhor Argumento Original, assinado por Kléber Mendonça Filho, e está igualmente nomeado para Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Esta produção brasileira tem somado vários prémios internacionais — e é candidato a quatro Óscares — desde que se estreou em maio de 2025 no Festival de Cannes, onde venceu o prémio de Melhor Realização e o Prémio da Crítica, e onde Wagner Moura conquistou o galardão de melhor ator.
O elenco de “O Agente Secreto” integra ainda Alice Carvalho, Tânia Maria, Maria Fernanda Cândido e a atriz portuguesa Isabél Zuaa.
O cinema brasileiro está também presente nos BAFTA com Adolpho Veloso, responsável pela direção de fotografia do filme “Train Dreams”, de Clint Bentley, e com “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, nomeado na categoria de Documentário.
Nos BAFTA, destaque ainda para a presença, na categoria de Melhor Som, do lusodescendente Nelson Ferreira, pelo trabalho no filme “Frankenstein”, de Guillermo del Toro.
Este ano, os filmes mais nomeados são duas produções norte-americanas: “Batalha Atrás de Batalha”, de Paul Thomas Anderson, com 14 nomeações, e “Pecadores”, de Ryan Coogler, com 13 nomeações.
“Hamnet”, de Chloé Zhao, e “Marty Supreme”, de Josh Safdie, somam 11 nomeações cada.
Os BAFTA são uma iniciativa da Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão e a cerimónia de entrega está marcada para 22 de fevereiro.
SS // TDI
Lusa/fim
