FESTIVIDADES DA FETE NATIONALE ARRANCAM COM O PEDIDO DE MAIS FINANCIAMENTO

À medida que as festividades começam para a 183ª Fete Nationale no Québec, o Mouvement national des Québécois pressiona o governo provincial a destinar mais recursos para o evento.

A presidente do MNQ, Martine Desjardins, disse que o financiamento alocado às festividades manteve-se em 3,6 milhões de dólares desde que foram feitos cortes em 2014. Ela argumenta que é necessário pelo menos uma verba de 4 milhões de dólares para realizar festividades “dignas de uma nação auto-respeitada”.

No início deste mês, a ministra do património, Melanie Joly, disse que o governo canadiano gastou 2,4 milhões de dólares para financiar atividades em várias cidades, incluindo Whitehorse, Toronto, Moncton e Winnipeg.

Mas, pela primeira vez, o dinheiro federal também será canalizado para Québec City – este será dividido uniformemente entre as seis cidades, com o objetivo de honrar e promover a língua francesa e a cultura francófona.

O primeiro-ministro Justin Trudeau esteve no Québec na sexta-feira, com paragens em Boischatel, Saint-Augustin-de-Desmaures, Maurícia, Sainte-Anne-de-la-Pérade e Trois-Rivières.

Fonte: CTV Montreal/com arquivos da Canadian Press