Festival de Cinema: filme português “Variações” exibido em Toronto

Foto: Correio da Manhã
Foto: Correio da Manhã

A Embaixada de Portugal em Ottawa promoveu no último fim de semana, em Toronto, numa parceria com o Camões Instituto da Cooperação da Língua, uma exibição de filmes do Festival de Cinema da União Europeia.

Depois de roubar um Mercedes para entregar uma mala misteriosa a um destinatário desconhecido, um grupo de amigos descobre mais do que esperavam quando ouvem um ruído a bater fortemente vindo da bagageira do carro. Quando abrem, encontram uma mosca gigante presa.

Esta é a história de Mandibles. O filme francês fez parte dos mais de 20 filmes que estiveram disponíveis online durante o Festival de Cinema da União Europeia 2021. A seleção dos filmes foi feita com o apoio da embaixada de cada paÍs. O evento já decorre há 17 anos.

Apenas dois filmes foram exibidos no Cinema Royal Inventory que representou a Eslovénia e o falecido cantor português António Variações.

O filme retrata os últimos anos de vida de Variações. O lendário cantor português nasceu numa pequena aldeia em Amares, no norte de Portugal. Queria viajar e ver o mundo e emigrou, começando a trabalhar como barbeiro.

Mas o seu amor pela música e pela performance era tão forte que decidiu voltar a Portugal para cantar na sua própria língua, mesmo sendo vítima do preconceito devido à sua aparência e excentricidade. E mesmo sem saber nada sobre música, António lutou pelo direito de fazê-lo da maneira que acreditava ser a melhor.

Variações é uma história sobre música e sobre lutar pelo que acreditamos. José Pedro Ferreira, coordenador do ensino português no Canadá, esteve no Cinema Royal a representar o Consulado Português de Toronto.