
Lisboa, 16 set 2025 (Lusa) — Sob o mote “Aqui Mora o Fado”, o bairro lisboeta de Alfama recebe nos próximos dias 26 e 27 o Festival Caixa Alfama, com mais de 40 artistas e uma homenagem à fadista Maria da Fé.
Em Alfama vão estar instalados 12 palcos: no terraço do Terminal de Cruzeiros, no Museu do Fado, no auditório da empresa Abreu Advogados, no Largo Chafariz de Dentro, e ainda nas igrejas de Santo Estêvão e São Miguel, para além do Centro Cultural Dr. Magalhães Lima (CCDML), do Grupo Sportivo Adicense (GSA), da Sociedade Boa União (SBU), do Memmo Alfama Hotel e do Largo de São Miguel.
Maria da Fé, com mais de 50 anos de carreira, intérprete de êxitos como “Cantarei até que a Voz me Doa”, “Fado Errado” ou “Valeu a Pena”, é homenageada no dia 27, numa edição ao vivo do programa televisivo “Em Casa d’Amália”, que se realiza no palco principal do festival.
Este programa, coordenado pelo apresentador e fadista José Gonçalez, além de Maria da Fé, contará com as atuações de Ana Moura, António Zambujo, Camané, Jorge Fernando e do guitarrista José Manuel Neto.
Por este palco, no dia de abertura do Festival, vão passar Gisela João, Katia Guerreiro, a celebrar 25 anos de carreira, e os irmãos Helder Moutinho e Pedro Moutinho, com o espetáculo “Os Poetas Convidados”.
O cartaz do dia de abertura conta ainda com os músicos Pedro Joia, na guitarra clássica, e José Manuel Neto, Viviane, que apresenta “Fado Mediterrânico”, no CCDML, e ainda o grupo Bandidos do Cante que convida o guitarrista Bruno Chaveiro.
Outros nomes previstos para atuarem no dia de abertura são os fadistas Luís Caeiro, Maura Airez, André Batista e Lenita Gentil. No Palco Santa Maria Maior, no Largo do Chafariz de Dentro, apresentam-se quatro fadistas: Pedro Galveias, Yola Diniz, Jaime Dias e Ana Marta.
Miguel Moura, Maria Emília, Diana Vilarinho, Sara Paixão, Nani Nadais, Liliana Luz, Filipa Ferreira, os músicos Luís Petisca, Armando Figueiredo e Filipe Larsen, Zé Maria e Teresa Brum, Dinis Lavos e Manuel Gama completam o cartaz de dia 26.
O festival inclui ainda a iniciativa “Fado à Janela” no Largo de São Miguel, nos dias 26 e 27, com os músicos Jorge Silva, Miguel Monteiro e Gonçalo Cercas, dedicada à guitarra portuguesa.
No dia 27, além da homenagem a Maria da Fé e das atuações de Marco Rodrigues e Alexandra, no palco principal, o cartaz inclui o projeto “E toda ela era Fado”, com Ana Sofia Varela, Tânia Oleiro, Ana Margarida Prado e Matilde Cid, a apresentação de “Sopros e Guitarradas”, de Kajó Soares (saxofone e guitarra portuguesa), com os fadistas António Pinto Basto, Teresa Tapadas, Carolina Varela Ribeiro e Gustavo Pinto Basto, também na viola, Jorge Baptista da Silva, Valéria, Vânia e Natalino de Jesus.
O cartaz do último dia inclui também Vítor Miranda, Lena Silva, Luís Caeiro, Carla Morato, José Clemente, Mariana Correia, Afonso Lebre, Rodrigo Rebelo de Andrade, Teresa Brum, Rão Kyao, Diogo Ferreira e Francisco Moreira.
As diferentes casas de fado de Alfama associam-se ao festival, nomeadamente, Porta de Alfama, Alfama Grill, Tasca do Jaime e Boémia LX Sé, no dia 26, e no dia seguinte, A Baiuca, As Lucindas, São Miguel de Alfama e Esquina de São Miguel, uma parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro de Alfama.
NL // TDI
Lusa/Fim