FECHA-SE UMA PORTA… E A JANELA TAMBÉM!

Correio da Manhã Canadá

O impacto da segunda onda do vírus da covid-19 deitou por água abaixo todos os esforços de erguermos o país após o primeiro embate. Depois de um verão bem comportadito, onde parecia que as coisas estavam a ir ao sítio, este outono enfrentamos uma segunda vaga cheia de casos de coronavírus.

Por causa disso, a União Europeia decidiu fechar-nos a porta e expulsou os canadianos da sua lista segura de entradas, na quinta-feira passada, dia 22. Pois é … adeus voto de confiança e acesso a 27 nações chamada Europa. Fecham-nos a porta e as janelas também! Mas não os culpo… afinal, estamos todos a tentar sobreviver a esta segunda fase covid-19.

Talvez tenhamos ficado demasiado confortáveis com os grandes resultados… e talvez tenhamos lançado os foguetes antes da festa! O abrandamento das restrições contribuiu para o inevitável aumento de casos.

Depois, houve províncias em que alguns cidadãos tiveram de esperar mais de 48 horas (muito mais) para saber o resultado do teste de covid. E, até saberem, tiveram de voltar ao trabalho pelo tempo excessivo de espera. Ainda por cima áreas como o Québec, Ontário, Manitoba, Saskatchewan e Alberta tiveram surtos com níveis recorde.

Foi assim que o Canadá, desanimado, deixou de fazer parte daquele grupo de países que se esquivou bem desta segunda onda e juntou-se, ainda que esteja melhor que eles, aos EUA. Mas agora é importante não entrar em comparações e ideias (como a de construir um muro – que ideia!) e tentar controlar ao máximo o vírus.

Mas também não pensem que a Europa está melhor que nós! Verdade. Nós estamos melhor! Por exemplo, França declarou novamente o Estado de Emergência. Espanha já ultrapassou um milhão de casos de coronavírus!

Portugal não está nada atrás. Está em Estado de Calamidade e com surtos de números altíssimos, mais até do que quando o vírus surgiu na sua primeira fase. No domingo, registou mais de 2000 casos, com mais de metade deles (65%) no norte do país.

Para além disso, este próximo fim-de-semana em Portugal, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, vai ser proibida a circulação entre concelhos, de forma a evitar grandes ajuntamentos relativo ao Dia dos Finados, no dia 1 de novembro. Conclui-se, por isso, que a Europa neste momento também não será o destino ideal para lá viajarmos, de modo que o melhor mesmo é deixarmo-nos estar quietinhos onde estamos.