Fatoumata Diallo enfrenta final dos 400 barreiras nos Europeus de atletismo

Birmingham, Inglaterra, 12 ago 2026 (Lusa) — Fatoumata Diallo vai ser a única portuguesa a disputar hoje uma final no terceiro dia dos Campeonatos da Europa de atletismo Birmingham2026, nos 400 metros barreiras, depois de Pedro Pablo Pichardo enfrentar a qualificação para o triplo salto.

O duas vezes campeão do mundo apresenta-se na qualificação para o triplo salto, marcada para as 20:40, com a segunda melhor marca do ano (17,71 metros), apenas atrás do italiano Andy Díaz, que já saltou 17,87 em 2026.

Aos 33 anos, Pichardo procura recuperar o título conquistado em Munique2022, depois de ter ficado pela medalha de prata em Roma2024, atrás do espanhol e agora ausente Jordan Díaz.

Também à procura de uma vaga na final, para saltos acima ou iguais a 16,60 metros ou para os 12 primeiros, marcada para sexta-feira, a partir das 20:17, está Tiago Luís Pereira, que detém uns modestos 15,64 metros como melhor marca do ano, longe do recorde pessoal de 17,11.

Pouco depois, às 21:08, Fatoumata Diallo alinha na final dos 400 metros barreiras, à procura de bater o recorde nacional, que partilha com Sofia Lavreshina (54,31 segundos), e melhorar o oitavo posto conseguido na estreia, em Roma2024.

Na sessão da manhã do terceiro dia da 27.ª edição dos Europeus ao ar livre, Carina Vanessa apresenta-se na pista do Alexander Stadium para as eliminatórias dos 400 metros e Diogo Barrigana as semifinais dos 400 barreiras, enquanto Liliana Cá e Irina Rodrigues disputam a qualificação no lançamento do disco.

Liliana Cá, medalha de bronze em Roma2024, é a primeira a tentar chegar aos 62,50 metros ou ser uma das 12 primeiras entre nesta fase, com Irina Rodrigues, quarta na capital italiana, a enfrentar o segundo grupo.

HORA DISCIPLINA/FASE ATLETAS

====================================================================================================

10:40 Lançamento do disco feminino (A – qual.) Liliana Cá

11:05 400 metros feminino (eliminatórias) Carina Vanessa

12:00 Lançamento do disco feminino (B – qual.) Irina Rodrigues

13:11 400 barreiras masculino (semifinais) Diogo Barrigana

20:40 Triplo salto masculino (A e B – qual.) Pedro Pichardo/Tiago Luís Pereira

21:08 400 barreiras feminino (final) Fatoumata Diallo

JP // FIG

Lusa/Fim

 

Â