FAO revela queda de 24% nas insolvências em Ontário

Foto: Timon Studler/Unsplash
Foto: Timon Studler/Unsplash

O Financial Accountability Office, o órgão fiscalizador da província de Ontário relatou uma queda nas insolvências da região em 2020. Uma situação incomum, como descreve o órgão fiscal, mas que traz esperança de uma recuperação económica rápida na província.

Afinal, uma boa notícia para a economia em Ontário, mesmo em plena pandemia. O mais recente relatório sobre a insolvência na província de Ontário registou uma queda de mais de 20% no ano passado.

O Financial Accountability Office, órgão fiscal de Ontário, classificou este resultado de incomum durante um período de recessão. Mas, este bom desempenho tem uma explicação: a combinação dos muitos apoios governamentais, de baixas taxas de juros e dos adiamentos de pagamentos a credores ajudou a evitar que empresas e famílias declarassem falência.

No entanto, o relatório apurou que as insolvências aumentaram em alguns setores, incluindo o da educação, informação, cultura e entretenimento e o imobiliário.

O FAO alerta ainda que as insolvências podem aumentar a médio prazo devido a desafios económicos em resultado da pandemia e à medida que os apoios governamentais escasseiam.

A província de Ontário relatou a terceira menor taxa de declínio no total de insolvências em 2020, atrás da província de Alberta e Manitoba.

Para ajudar as empresas que foram financeiramente afetadas na pandemia, o Governo de Doug Ford introduziu uma série de medidas, dentro do novo orçamento provincial, com apoios que variam entre os 10 a 20 mil dólares.