
Um filme açoriano integra a programação do Fantasia International Film Festival, em Montreal. Trata-se de um western intitulado ‘Cemitério Vermelho’, que foi gravado no Barreiro da Faneca, em Santa Maria, pelas mãos do realizador Francisco Lacerda.
Uma paisagem árida e argilosa, diálogos plenos de regionalismos e muito sangue do ator açoriano Francisco Afonso Lopes. São estes os ingredientes de ‘Cemitério Vermelho’, que chega no próximo dia 3 de agosto ao Canadá.
Da autoria de Francisco Lacerda, este western açoriano integra a programação do Fantasia International Film Festival, que anualmente se realiza em Montreal, no Quebec.
Gravado no Barreiro da Faneca, na ilha de Santa Maria, o filme estreou-se originalmente em Portugal, no IndieLisboa Festival Internacional.
A produção conta a história de dois ‘fora-da-lei’ que, como manda a tradição, se digladiam num cemitério por um punhado de moedas de ouro.
Natural de Fall River, o realizador Francisco Lacerda é açoriano de coração. Filho de pais açorianos, é fã dos chamados spaghetti-westerns, também conhecidos por euro-westerns, um género de cinema europeu que se tornou popular, sobretudo, nas décadas de 60 e 70. De acordo com o cineasta, conseguem superar “muitos westerns americanos”.



