FALTA DE BAMBU IMPORTADO PREOCUPA ZOO DE CALGARY

Foto: Calgary Zoo
Foto: Calgary Zoo

Os pandas gigantes do Calgary Zoo estão em risco, devido à falta de bambu importado da China. O alerta é dado pela organização.

O jardim zoológico de Calgary deixou o alerta: os seus dois pandas gigantes correm risco de não serem alimentados, devido à redução das importações de bambu fresco da China.

A organização já anunciou, em maio, que pretende fazer regressar os animais à China. Em causa, a disrupção no fornecimento de bambu, provocado pelas restrições da pandemia. Na terça-feira, 4 de agosto, revelou, contudo, que ainda não conseguiu obter as licenças necessárias à viagem.

Os pandas gigantes consomem 40 quilos de bambu fresco por dia. A planta compõe 99% da dieta dos animais, levantando por isso preocupações relativamente a sua sobrevivência no jardim zoológico de Calgary.

Atualmente, é a província de British Columbia (B.C.) que fornece bambu à organização. Mas essa fonte deixará de estar disponível em setembro.

Os dois pandas chegaram a Calgary em março de 2018, no contexto de um acordo feito entre o Canadá e a China. A parceria deveria terminar em 2023.