Facebook e Instagram restringem acesso a notícias: plataformas do Correio da Manhã Canadá afetadas

Foto: Tracy Le Blanc/Pexels
Foto: Tracy Le Blanc/Pexels

A Meta já começou a bloquear notícias no Facebook e no Instagram no Canadá. As plataformas do Correio da Manhã Canadá também estão a ser afetadas. Enquanto isso, vários meios de comunicação social apelam à intervenção do Gabinete da Concorrência do Canadá para resolver o problema.

A ameaça concretizou-se: a Meta começou oficialmente a bloquear notícias no Facebook e Instagram no Canadá. A medida surge como resposta à lei ‘Online News Act’, que obriga as plataformas tecnológicas – como a Meta ou a Google – a repartir receitas com os meios de comunicação canadianos pelos seus conteúdos.

Assim, quem está no Canadá não consegue agora ver ou clicar em links de notícias no Facebook e no Instagram. As plataformas do Correio da Manhã Canadá também estão a ser afetadas. Apenas quem está fora do território canadiano, como em Portugal ou no Brasil, pode navegar normalmente pelas páginas.

De notar, contudo, que o nosso website, disponível em www.correiodamanhacanada.com, continua operacional, a par da nossa página do YouTube, intitulada CMC TV. Pode aceder gratuitamente aos nossos conteúdos nessas plataformas e também no Twitter, agora conhecido como X.

O bloqueio da Meta está a gerar revolta na comunicação social canadiana. Um grupo de editores de notícias e de organismos de radiodifusão canadianos apelam a que o Gabinete da Concorrência do Canadá investigue e proíba a gigante tecnológica de bloquear conteúdos noticiosos nas suas plataformas digitais.

A News Media Canada, a Associação Canadiana de Radiodifusores e a CBC afirmam, numa declaração conjunta, que apresentaram um pedido para que o gabinete investigue o “abuso de posição dominante” da Meta.

Segundo estas organizações, esta prática é anticoncorrencial, uma vez que impede as empresas canadianas de notícias de acederem ao mercado publicitário. Ao mesmo tempo, reduz significativamente a sua visibilidade junto dos canadianos nas plataformas das redes sociais.