EXPORTAÇÕES AJUDAM ECONOMIA DO CANADÁ A RECUPERAR

economyA economia canadiana ultrapassou ligeiramente as expectativas no terceiro trimestre, uma vez que cresceu a um ritmo anual de 3,5 por cento, informou a Estatísticas Canadá na quarta-feira.

Os números fortes para as exportações de energia ajudaram o produto interno bruto real do país a recuperar de uma profunda contração no segundo trimestre, que reduziu a economia em 1,3%, segundo a agência de Otava.

A saudável recuperação seguiu-se a um declínio do segundo trimestre, em parte causado pelas interrupções na produção de petróleo causadas pelos incêndios de Alberta e a programada manutenção em instalações das areias betuminosas.

A Estatísticas Canadá indica que as exportações de produtos energéticos expandiram 6,1 por cento no terceiro quarto, depois de um declínio de 5,1 por cento durante o período precedente.

No geral, as exportações de bens e serviços subiram 2,2 por cento no terceiro trimestre, em comparação com uma contração de 3,9 por cento no segundo trimestre.

De acordo com a Thomson Reuters, um consenso dos economistas esperava que os números indicassem que a economia cresceu a uma taxa anualizada de 3,4 por cento no terceiro trimestre.

A importante leitura para o PIB acontece antes do anúncio programado do Banco do Canadá, na semana que vem, relativo à sua taxa de juro que, espera-se, deverá permanecer em 0,5 por cento.

No seu relatório de política monetária de outubro, o banco central previu um crescimento de 3,2 por cento para o terceiro trimestre e 1,5 por cento para o último período de três meses de 2016.

Fonte: Canadian Press