
Pequim, 02 jan (Lusa) — O Exército de Libertação Popular criou duas novas unidades dedicadas à tecnologia, incluindo operações no espaço e na Internet, como parte do processo de modernização das Forças Armadas com mais efetivos do mundo, informa hoje a imprensa local.
O Presidente chinês, Xi Jinping, presidiu na quinta-feira — o mesmo dia em que a China confirmou estar a desenvolver o seu primeiro porta-aviões de fabrico próprio — à cerimónia de criação dos dois novos ‘braços’ do exército, chamados Força Balística e Força de Apoio Estratégico.
A Força Balística, fundada a partir da Segunda Artilharia, que estava encarregada do desenvolvimento de mísseis, herdará essa função mas também a de inovar no terreno dos ‘rockets’ espaciais.