Exército canadiano treina soldados ucranianos

Foto: Anita Anand/Facebook
Foto: Anita Anand/Facebook

Centenas de soldados canadianos foram destacados para o Reino Unido, com o objetivo de treinarem militares ucranianos, no contexto da invasão russa. O anúncio foi hoje feito pela ministra da Defesa do Canadá.

As Forças Armadas Canadianas vão treinar soldados ucranianos no Reino Unido, num esforço para reforçar a sua luta contra a invasão russa. O anúncio foi feito pela ministra da Defesa do Canadá, esta quinta-feira, dia 4 de agosto.

Anita Anand diz que a invasão é um ataque “direto” à ordem internacional baseada em regras e que está a ter um custo elevado para os ucranianos que lutam pela sua liberdade.

Até 225 militares canadianos vão para o Reino Unido para treinar novos recrutas ucranianos.

Anand acrescenta que o mundo está agora a entrar “numa nova e muito perigosa fase deste conflito”, enquanto o presidente russo Vladimir Putin tenta causar “danos a longo prazo” na Ucrânia.

Os formadores canadianos partem para a Europa na próxima semana, avança a ministra.

De acordo com a imprensa, a equipa vai, sobretudo, ensinar os ucranianos a usarem os quatro canhões M777 que o Canadá doou no início deste ano. Além disso, vai ser dada assistência cibernética através da agência de espionagem eletrónica do Canadá, o Communications Security Establishment.

Anand diz ainda que o Canadá chegou a um acordo com a General Dynamic Land Systems, fabricante canadiana de veículos blindados leves. Com isso, os veículos prometidos à Ucrânia chegam das linhas de montagem nas próximas semanas.

A medida é anunciada na sequência do regresso, a 31 de julho, de 150 soldados canadianos que foram enviados, pela primeira vez para a Polônia em abril, para ajudar na vaga de refugiados ucranianos que atravessam a fronteira.