

(The Canadian Press)
A Best Buy Canadá está debaixo de fogo em relação aos pacotes de indemnização que os ex-trabalhadores da Future Shop dizem ser insuficientes e que foram assinados sob coação, noticiou a CTV News.
A Best Buy Canadá, uma subsidiária da Best Buy Co. Inc., que possui e opera ambas as lojas Best Buy e Future Shop, encerrou permanentemente 66 Future Shops, no sábado, e anunciou que 65 outras serão convertidas em localizações Best Buy.
O encerramento resultou na perda de 500 postos de trabalho a tempo integral e 1.000 em part-time. Embora os trabalhadores afetados venham a receber indemnização, assistência ao trabalhador, e apoio enquanto a pessoa procura novo emprego, sob os termos de um contrato de trabalho, o advogado para o emprego Lior Samfiru denunciou que os trabalhadores afetados se sentiram pressionados a assinar.
O porta-voz da Best Buy Canada, Elliott Chun, disse em comunicado que a empresa “cumpriu integralmente com todas as normas laborais e de emprego provinciais para calcular a indemnização para os nossos trabalhadores”. Mas Samfiru salientou que isso fica aquém do que os trabalhadores têm direito.
Samfiru especificou que há três principais fatores que entram no cálculo da indemnização, incluindo a idade do trabalhador, o tempo de serviço, e o tipo de trabalho.
Este lembrou que os empregados descobriram no sábado de manhã, “de uma forma muito chocante”, que as lojas estavam a fechar, o que é diferente da saída gradual do grupo Target Canadá Co., anunciada em janeiro.
Samifru adiantou ainda que vai continuar a trabalhar com os ex-funcionários da Future Shop para negociar a indemnização adequada, e não descartou a possibilidade de levar o assunto a tribunal.
