Eutanásia no Quebec: governo alarga lei da morte medicamente assistida

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

O Governo do Quebec alarga a lei da morte medicamente assistida e permite pedidos antecipados de procedimento. A lei foi adotada nesta última quarta-feira.

O Governo do Quebec adotou uma nova lei que alarga o acesso à assistência médica na morte e permite pedidos antecipados para o procedimento.

A lei adotada na quarta-feira, 7 de junho, permite que as pessoas com uma doença grave e incurável, como a doença de Alzheimer, solicitem uma morte assistida por um médico antes que o estado se deteriore e as impeça de dar o consentimento.

O projeto de lei 11 também permite o acesso ao procedimento a pessoas com uma deficiência física grave que resulte numa incapacidade significativa e persistente.

Uma versão anterior do projeto de lei permitia que cidadãos com doenças “neuromotoras” se candidatassem à assistência médica na morte, mas o Governo retirou a expressão “neuromotoras” da legislação.

Os peritos médicos afirmaram, diante da Assembleia Legislativa, que a palavra “neuromotora” era demasiado abrangente.

A nova lei permite que os cidadãos do Quebec recebam uma morte assistida por um médico em outros locais que não os hospitais, tais como funerárias e instalações de cuidados continuados.