EUA encomendam veículos militares a empresa canadiana

Foto: Pexels

A Agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América (EUA) destinou milhões de dólares para uma encomenda em grande quantidade de 20 veículos blindados da fabricante canadiana de defesa Roshel, construídos para resistir a balas e explosões de bombas.

Os registos de compras do Governo dos EUA mostram que o departamento está a elaborar planos para uma encomenda urgente no valor equivalente a cerca de 10 milhões de dólares canadianos para 20 veículos táticos de resposta a emergências Senator STANG.

A justificação para a encomenda de fonte única foi publicada num documento parcialmente editado num site de compras federais dos EUA a 26 de novembro, e o site afirma que o contrato foi adjudicado a 28 de novembro.

O documento de aquisição declara que apenas a Roshel, com sede em Brampton, Ontário, atende aos requisitos do departamento para os veículos necessários “para apoiar os agentes em campo” e pode concluir a encomenda em 30 dias.

A encomenda surge apesar da política comercial ‘America-first’ de Trump e enquanto este prossegue uma guerra comercial prolongada para tirar empregos e fábricas aos setores siderúrgico, industrial e automóvel canadianos.