
Coimbra, 10 abr (Lusa) — Uma investigação internacional desenvolvida em Coimbra concluiu que 8% dos adolescentes portugueses apresentam sintomatologia depressiva e que 19% estão em risco de desenvolver depressão.
Um estudo realizado por investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC), University of Emory (EUA), Maxplanck Institute (Alemanha) e University of Iceland (Islândia) revela que “uma percentagem significativa de adolescentes portugueses apresenta sintomatologia depressiva (8%) ou está em risco de desenvolver depressão (19%)”, anunciou a UC, numa nota hoje divulgada.
A investigação, visando “traçar o perfil de risco psicológico e genético para a depressão na adolescência” e “testar a eficácia de um Programa de Prevenção da Depressão para Adolescentes”, conclui ainda que a tendência para depressão na adolescência é maior nas raparigas.