ESTUDO DIZ QUE OS CANADIANOS SÃO MAIS EDUCADOS DO QUE OS AMERICANOS NO TWITTER

Nuvens de palavra mostram palavras comumente usadas nos tweets canadianos e americanos. (McMaster Daily News)
Nuvens de palavra mostram palavras comumente usadas nos tweets canadianos e americanos. (McMaster Daily News)
Nuvens de palavra mostram palavras comumente usadas nos tweets canadianos e americanos. (McMaster Daily News)
Nuvens de palavra mostram palavras comumente usadas nos tweets canadianos e americanos.
(McMaster Daily News)

Parece que o estereótipo é verdadeiro. Os canadianos são mais educados do que os americanos – pelo menos no Twitter.

Enquanto que os dois vizinhos são culturalmente semelhantes, um novo estudo da Universidade McMaster mostra que os tweeters canadianos usam frases mais positivas, tais como “grande”, “incrível” e “linda”.

Os americanos, pelo contrário, usam habitualmente palavras negativas, como “ódio”, “inferno”, “cansado”, “dor” e “irritante”.

O projeto é o trabalho de Daniel Schmidtke e Bryor Snefjella, dois doutorandos do departamento de linguística. Eles trabalham num laboratório que analisa a forma como a internet pode ajudar-nos a entender os nossos vizinhos globais.

A dupla compilou mais de três milhões de tweets geo-tag de fevereiro a outubro do ano passado. Assim que eles criaram uma nuvem da palavra dos resultados, eles notaram algo interessante.

A dupla também analisou os tweets da Inglaterra e da Escócia e encontraram diferenças sutis. Os Tweeters ingleses usaram a palavra “pequeno”, por exemplo, enquanto que os tweeters escoceses usaram “wee”.

Tanto quanto eles sabem, eles são os primeiros linguistas a comparar tweets de dois países de língua Inglesa.

O Twitter é uma boa ferramenta para explorar as atitudes das pessoas, disse Schmidtke.

Aqui estão algumas outras palavras vulgarmente twittadas pelos canadianos:
• Favourite.
• Habs.
• Leafs.
• Raptors.
• Jays.
• Hockey.
• Eh.
• Gorgeous.
• Dreams.
• Morning.

Aqui estão algumas palavras comuns usadas pelos americanos:
• Damn.
• Wanna.
• Bored.
• Sleep.
• School.
• Dude.
• Hate.
• Chipotle.

A dupla criou um mapa e nuvem de palavra para apresentar as suas conclusões.

Eles trabalham sob a direção de Victor Kuperman, um professor de linguística da McMaster, e estão presentemente a escrever as suas conclusões para enviar para publicação.

Fonte: CBC News