
Um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, conduzido pelo Instituto de Investigação do Centro de Ciências da Saúde de London (LHSCRI) e pela Universidade de Western, descobriu que uma cirurgia no joelho chamada osteotomia tibial alta (HTO) pode retardar a progressão da osteoartrite.
O estudo mostrou que a cirurgia reduziu os danos na articulação do joelho e melhorou a dor e a função entre pacientes com osteoartrite do joelho e pernas arqueadas.
Durante um procedimento de HTO, os cirurgiões endireitam a tíbia para aliviar a pressão da parte mais danificada do joelho.
A investigação comparou os resultados ao longo de dois anos em pacientes que se submeteram ao procedimento cirúrgico, além do tratamento não cirúrgico, com aqueles que receberam apenas tratamento não cirúrgico.
O experimento utilizou medidas avançadas de análise da marcha (que avalia como uma pessoa carrega os joelhos durante a caminhada), ressonância magnética (RM) e resultados relatados pelos pacientes.
Juntos, esses elementos demonstraram que a HTO mudou a forma como as pessoas caminham, diminuiu os danos articulares, reduziu a dor e melhorou a qualidade de vida.
O estudo foi parcialmente financiado pelo Canadian Institutes of Health Research, pelo Canada Research Chairs Program, pela Arthritis Society Canada e pela Bernard and Norton Wolf Family Foundation.
