ESTUDO DA STATISTICS CANADA DESTACA QUEDA NOS SALÁRIOS E NA QUALIDADE DE TRABALHO PARA OS JOVENS

statsUm novo estudo da Statistics Canada diz que os jovens viram a qualidade do seu trabalho diminuir ao longo das últimas quatro décadas, independentemente da taxa de desemprego ter ficado praticamente inalterada.
Num relatório divulgado na segunda-feira, o escritório nacional de estatísticas diz que em relação a 1976, hoje menos jovens canadianos, que não são estudantes a tempo inteiro, estão a trabalhar em empregos a tempo inteiro, resultado principalmente do aumento do trabalho a tempo parcial do que de aumentos nas taxas de desemprego ou na diminuição da participação na força de trabalho.
A taxa de desemprego dos jovens, tanto em 1976 como em 2015, foi 2,3 vezes superior à taxa entre os com 25 anos de idade e mais velhos.
Os pesquisadores dizem que o declínio no trabalho a tempo inteiro para aqueles com idades entre 17 e 24 anos tem sido quase uniforme em todo o país e espelha as tendências internacionais de aumento de empregos a tempo parcial e temporário como parte do emprego total desde meados da década de 1980.
Os trabalhadores a tempo inteiro com idades compreendidas entre os 25 e 34 também foram mais propensos a ter empregos temporários, mas o estudo aponta que eles foram menos afetados do que os seus homólogos mais jovens.
O estudo indica que as pessoas com menos de 25 anos de idade que estavam empregadas em trabalhos a tempo inteiro têm visto os seus salários baixar, em relação ao custo de vida, desde o início dos anos de 1980.
Fonte: Canadian Press