Estudar no Canadá: Brasileiros querem estudar fora; Canadá rejeita alunos

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Centenas de estudantes internacionais estão em dificuldades depois de a Universidade de Ontário ter revogado as cartas de aceitação. O Northern College culpa a aprovação de vistos, mas os governos dizem que a instituição de ensino é responsável pelas próprias admissões. Tudo acontece numa altura em que uma pesquisa do Brasil revela o aumento de cidadãos brasileiros a quererem estudar no Canadá.

Está a crescer o interesse de brasileiros em estudar no Canadá.

Uma nova sondagem indica um aumento de 55% nas buscas por oportunidades de intercâmbio no país da América do Norte no último ano; 48% querem entrar no ensino superior.

Segundo os dados, os três principais perfis de brasileiros que vão estudar no Canadá são: universitários a entrarem no mercado de trabalho, profissionais que já têm emprego e que precisam de melhorar o inglês por causa da posição atual e trabalhadores que pretendem aprender o idioma para encontrar uma oportunidade, muitas vezes, no próprio Canadá.

Só que estes dados surgem na mesma altura em que cerca de 500 estudantes internacionais receberam recentemente uma mensagem eletrónica, informando-os de que as ofertas de admissão para o próximo ano letivo tinham sido revogadas, segundo uma Universidade de Ontário, o Northern College. Alguns até já se encontravam no Canadá, quando foram informados de que as ofertas tinham sido anuladas.

O Northern College afirma que o problema foi causado pelo facto de o Canadá ter aprovado mais vistos para estudantes internacionais do que o previsto.

À imprensa canadiana, o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá afirmou estar muito desiludido com a forma como o Northern College lidou com a situação, acrescentando que não tem autoridade para gerir as cartas de aceitação de instituições individuais.

O Ministério dos Colégios e Universidades de Ontário partilhou um sentimento semelhante.

Para solucionar o problema, a Universidade refere que os alunos vão ser reembolsados ou transferidos.