Estátua do Galo de Barcelos foi inaugurada em Little Portugal

Foto: Direitos Reservados
Foto: Direitos Reservados

No último sábado foi inaugurada a estátua do Galo de Barcelos em Little Portugal em Toronto. A estátua foi presenteada pela cidade de Barcelos à cidade canadiana. A equipa da CMCTV esteve por lá.

O mais novo ponto turístico da cidade de Toronto tem herança portuguesa. Quem caminhar pela Dundas Street West não vai conseguir ignorar a presença da bela escultura do Galo de Barcelos, um dos maiores símbolos nacionais de Portugal, que agora colore as ruas de Downtown.

A escultura foi presenteada pela cidade de Barcelos à cidade de Toronto, e foi entregue em branco. Coube à artista plástica canadiana Julia Prajza pintá-lo. Julia venceu um concurso entre diversos artistas e teve o desenho escolhido.

Os traços misturam a tradição portuguesa com elementos da cultura canadiana. O azul nas penas das asas faz referência ao mar de Portugal. Na cauda, cores quentes remetem ao sol lusitano. “Foi inspirado pela cultura portuguesa, mas gosto de dizer que é uma mistura do moderno e da tradição. É como se fosse a metamorfose das duas culturas juntas. A peça remete aos raios de sol e as lindas águas cristalinas de Portugal. O desenho do galo foi criado como se diversas peças e formas extravagantes se unissem de maneira harmoniosa”, comenta Julia.

Presentes na cerimónia, o Presidente da Câmara de Toronto John Tory, a vice-presidente da câmara Ana Bailão, o Cônsul Geral de Portugal em Toronto Dr José Manuel Mendes, o Ministro da Familia, Crianças e Desenvolvimento Social Ahmed Hussein, o Presidente da Associação Migrante de Barcelos em Toronto Vitor Santos e a Presidente da Associação de Empreendedores de Little Portugal on Dundas BIA AnaBela Taborda.

Com uma gigante tesoura dourada, o presidente da câmara John Tory cortou a faixa inaugural. Para ele, o galo simboliza esperança e otimismo, “Creio que é uma obra de arte pública e espero que as pessoas que a vejam se sintam esperançosas e felizes. Faz parte do marco de reabertura da cidade e faz com que as pessoas tenham esperança após um período obscuro”, revelou Tory.

O Cônsul Geral de Portugal em Toronto, Dr José Manuel Mendes, acredita que a estátua é uma bela homenagem aos imigrantes portugueses no Canadá. “O galo de Barcelos, ao ser aqui colocado em Little Portugal, representa os valores portugueses numa área emblemática de imigração portuguesa neste país. É uma amostra de diversidade e multiculturalidade num país que se orgulha de ser multicultural”, disse o Cônsul.

O ministro Ahmed Hussein elogiou a mistura dos elementos culturais no Galo. “Eu gosto que, pela maneira como foi concebido, é uma obra que incorpora a cultura portuguesa com um pouco da cultura canadiana de Toronto. Chegou aqui um galo em branco e agora vemos uma obra terminada, que simboliza a riqueza e importância da cultura portuguesa e da beleza do nosso multiculturalismo”.

Para a vice-presidente da Câmara de Toronto, Ana Bailão, o galo é uma forma de reconhecimento à comunidade portuguesa, que ajudou a construir e desenvolver a cidade. “É um símbolo e uma forma de reconhecer o trabalho que (a comunidade portuguesa) fez aqui na cidade de Toronto, a participação da criação dessa cidade, com seu trabalho físico e social.”

O Presidente da Associação Migrante de Barcelos em Toronto, Vitor Santos, participou dos esforços para trazer o galo de Barcelos para Little Portugal, e disse que o galo é um motivo de orgulho para todos os portugueses na cidade. “É um motivo de orgulho enorme termos o galo de Barcelos representado aqui na Little Portugal. Representa todos os barcelenses e todos os portugueses no mundo. Este galo é um ícone para Portugal. É o momento mais alto para a Associação de Migrantes de Barcelos. Não é todo dia que podemos ver o nosso maior símbolo ser inaugurado numa rua de Toronto.”

AnaBela Taborda espera que as pessoas se sintam mais próximas de Portugal através do galo. “Eu espero que eles sintam que é um pouco de Portugal em Toronto e que sintam orgulho de ver este ícone aqui.”

Charles Sousa, ex-ministro das finanças de Ontário, acredita que o galo é uma forma de agradecimento aos esforços da comunidade portuguesa no Canadá. “O galo é um símbolo da nossa comunidade, é um símbolo da contribuição que nós fazemos para a nossa sociedade e da economia aqui no Canadá”.

A população aprovou o novo marco da cidade.

Dona Felicidade Macedo, nascida em Barcelos, estava extremamente feliz, assim como seu nome.

E quem ficou feliz mesmo foi o Galinho de Barcelos. Mas agora que ficou famoso no Canadá, tem que lidar com o assédio dos fãs nas ruas de Toronto.

Para comemorar a inauguração do galo, um grupo de dança de Fandango animou os que estavam presentes.

Glória Vasconcelos, uma das dançarinas, não conseguiu conter as lágrimas depois de se apresentar. Já há mais de dois anos que não dançava em público por causa da pandemia.

A cantora Vicky Rai, filha de pais portugueses, emocionou o público com uma bela versão da música Canção do Mar, imortalizada pela voz de Amália Rodrigues. Apesar de não ser fluente em Português, Vicky diz-se uma grande fã da fadista portuguesa.