

Os números federais divulgados em silêncio pelo governo no final do mês passado estão a pintar uma imagem sombria do futuro financeiro do Canadá – um cheio de décadas de défices.
O relatório, publicado no site do Departamento de Finanças dois dias antes do Natal, prevê que, excetuando quaisquer mudanças nas políticas, o governo federal poderá estar a caminho de enfrentar défices anuais até pelo menos 2050-51.
O documento refere que, se tal cenário se concretizar, a dívida federal poderia ultrapassar 1,5 biliões de dólares nesse mesmo ano – mais do dobro do seu nível atual.
Para ajudar a explicar a previsão, o relatório aponta para o grande desafio económico causado pela aposentação gradual de «baby boomers».
Espera-se que a mudança demográfica diminua a participação da força de trabalho, diminua a produtividade do trabalho e aumente os gastos com coisas como benefícios para idosos.
No entanto, o relatório adverte que as suas projeções pretendem representar uma linha de base plausível e insiste que elas não são previsões porque as estimativas de longo prazo são inerentemente incertas.
Por exemplo, o documento estima que as políticas que impulsionem com êxito a participação da força de trabalho e a produtividade nas próximas décadas tenham o potencial de aumentar o crescimento económico em até 22% até 2055 e melhorar as perspetivas.
Fonte: Canadian Press