Estado de emergência: Incêndios florestais em Nova Scotia obrigam a evacuações

Foto: Facebook
Foto: Facebook

Vários incêndios florestais perto de Halifax desencadearam um estado de emergência local. Justin Trudeau diz tratar-se de uma “situação incrivelmente séria”. Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas.

No domingo, dia 28 de maio, foi declarado o estado de emergência local para as comunidades afetadas por vários incêndios florestais perto de Halifax. O fogo destruiu casas, levou a cortes de energia e já obrigou milhares de pessoas a deixarem as suas residências.

Na segunda-feira de manhã, as autoridades de Halifax disseram que o fogo que lavra na zona de Tantallon e Hammonds Plains está “em curso e ainda não está sob controlo”. Nessa altura, foram registados 13 incêndios florestais na província de Nova Scotia.

Os bombeiros foram chamados à subdivisão de Westwood, em Tantallon, por volta das 15h30 de domingo, na sequência de um “incêndio muito grande e de rápida propagação”.

Ainda na segunda-feira, Justin Trudeau foi às redes sociais manifestar preocupação. O primeiro-ministro disse que “a situação é incrivelmente séria” e prontificou-se a acionar recursos federais para ajudar a combater as chamas.