ESPECIALISTAS QUEREM REVITALIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO EM TORONTO

Foto: Toronto Transit Comission/Facebook
Foto: Toronto Transit Comission/Facebook

Com a reabertura da economia, surgem preocupações relativas ao transporte público de Toronto. Os especialistas defendem a revitalização do sistema, mas com garantias de segurança.

Garantir uma utilização segura dos transportes públicos em Toronto nos próximos tempos vai ser um desafio. O alerta é dado por vários especialistas. O setor tem sofrido com a pandemia. O TTC, por exemplo, perdeu mais de 80% dos seus passageiros desde que o governo de Ontário declarou o estado de emergência, em meados de março. Citado pela CBC, um especialista da Universidade de Toronto dá pistas para uma retoma segura, como medir a temperatura dos passageiros ou remover superfícies de tecido dos transportes. Matti Siemiatycki nota, contudo, que essas mudanças tem um custo financeiro.

Já Patricia Wood defende que a revitalização do sistema é fundamental para a recuperação da economia, mas que deve ser feita com regras. A especialista em trânsito apela a mais apoios do governo ao TTC e sugere o uso obrigatório de máscaras nos transportes e janelas abertas para garantir a circulação do ar. Já o governo de Ontário admite esperar um aumento de pessoas nos transportes públicos, à medida que a província reabre. Anunciou, por isso, uma série de novas medidas.