
Apesar do Canadá mostrar uma queda no número de infeções por Covid-19, oito províncias do país estão com casos das novas variantes do vírus, originalmente encontradas no Reino Unido, no Brasil e na África do Sul. Ainda assim, especialistas em infecciologia estão confiantes no controlo das estirpes pelas vacinas.
O Canadá tem diminuído no número de casos diários, mas as novas variantes da Covid-19, encontradas no Reino Unido, no Brasil e na África do Sul, já chegaram ao país e são altamente contagiantes. Até agora, oito províncias já registaram as novas estirpes.
Ainda assim, os especialistas em infecciologia no país estão otimistas no controlo das variantes entre as vacinas já aprovadas e as vacinas ainda para por aprovar.
A Pfizer-BioNTech e a Moderna garantem eficácia contra a estirpe do Reino Unido e da África do Sul, com base em amostras de sangue de pessoas que foram vacinadas em testes clínicos. Convém dizer ainda que, os testes foram conduzidos anteriormente à chegada das variantes.
A vacina da Oxford-AstraZeneca deve ser a próxima fórmula aprovada pela Health Canada. Mas a imunização da África do Sul com a vacina parou, já que não protege de doenças leves a moderadas da nova variante.
Já o ensaio clínico de Fase 3 da vacina da Johnson & Johnson mostrou que é 66% eficaz na prevenção do vírus da Covid-19. A boa notícia é que pode ser armazenada num frigorífico comum.
Sobre a vacina da Novavax, que também pode ser armazenada numa temperatura frigorífica regular, parece ser 86% eficaz contra a variante do Reino Unido e 60% contra a da África do Sul.
