ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA DIZ QUE O ONTÁRIO ESTÁ A ASSISTIR A UM INÍCIO TARDIO DA TEMPORADA DE GRIPE

Foto de arquivo
Foto de arquivo
Foto de arquivo
Foto de arquivo

A temporada de gripe parece estar atrasada este ano, de acordo com a Saúde Pública do Ontário.
O Dr. Jonathan Gubbay disse que o seu laboratório de saúde pública recolheu apenas 110 amostras do vírus até agora, um número significativamente menor em comparação com o ano passado.
A temporada da gripe 2014-2015 foi uma das piores já registada no Ontário, com mais de 4.500 pessoas a terem de ser hospitalizadas, disse o especialista em doenças infeciosas. Outras 350 morreram em resultado de complicações.
Embora a temporada de gripe geralmente comece no final de novembro, às vezes pode começar tão tarde quanto o final de dezembro ou além, disse Gubbay.
Por isso, as pessoas ainda têm tempo para levar a vacina contra a gripe, que pode levar até duas semanas para ser totalmente eficaz depois que esta é administrada.
A vacina protege os adultos contra três estirpes do vírus e as crianças contra quatro.
A Organização Mundial de Saúde tem de prever quais as estirpes da doença que serão mais virulentas, meses antes das pessoas começarem a ficar doentes, a fim de produzir as vacinas. Isso significa que todas as estirpes da vacina podem coincidir com os tipos mais comuns da gripe que circula na população em geral, explicou Gubbay.
Mas a esperança é que pelo menos uma ou duas das estirpes da vacina irão proporcionar alguma proteção.
Este ano, cerca de 80 por cento de amostras que foram analisadas mostram a estirpe H3N2 da gripe – e Gubbay disse que a vacina inclui uma estirpe H3 do vírus de modo que deve proporcionar alguma proteção.
Fonte: CBC News