ERUPÇÃO NA ILHA DO FOGO CHEGOU AO FIM – OBSERVATÓRIO VULCANOLÓGICO DE CABO VERDE

Lusa Cidade da Praia, 12 fev (Lusa) – O Observatório Vulcanológico da Universidade de Cabo Verde (OV/Uni-CV) considerou hoje que, após 77 dias, a erupção vulcânica na ilha cabo-verdiana do Fogo terminou a 08 deste mês, quando se registaram as últimas emissões de gases e de lava.

Num comunicado, o Observatório lembra que uma equipa técnica, apoiada também pelo Instituto de Vulcanologia das Canárias (Espanha), acompanhou a evolução da erupção desde o início, a 23 de novembro de 2014, e assegurou que há quatro dias que não se regista qualquer emissão de gases ou de matéria vulcânica.

“Não se detetou emissão de dióxido de enxofre (SO2) em quantidades mensuráveis, usando sensores remotos óticos do tipo MINIDOAS na posição móvel terrestre desde o último dia 8 de fevereiro de 2015. Não se detetou emissão de material vulcânico (cinzas) do último evento paroxístico (explosivo) registado no passado dia 7 de fevereiro de 2015. Não se detetou atividade na fissura do novo cone vulcânico durante uma observação visual efetuada no dia 11 fevereiro de 2015”, lê-se na nota.