

Equipas do ministério dos recursos naturais do Ontário começaram a deixar vacinas contra a raiva em áreas verdes na parte ocidental de Toronto, enquanto eles trabalham para evitar a propagação da doença viral entre animais selvagens, como guaxinins e doninhas-fedorentas.
O ministério disse à CP24 que os trabalhadores começaram a distribuir a vacina na segunda-feira e que continuarão a fazê-lo até ao final de outubro.
A vacina está contida num pequeno pacote do tamanho de um «Loonie», cor verde do exército, e inclui um rótulo “não comer” e um número gratuito.
Os animais selvagens que mastigarem ou engolirem a vacina ficarão imunizados contra a raiva cerca de duas semanas após a mastigação ou a ingestão da vacina.
A vacina, no entanto, não se destina a cães e gatos, pelo que os moradores estão a ser avisados para levarem o seu animal de estimação ao veterinário se algum deles consumir mais do que uma dessas vacinas.
O ministério garante que, se o seu animal de estimação comer apenas uma vacina, é provável que apenas sofra de uma pequena dor de estômago, mas acabará por ficar bem de saúde.
Em 2016, houve 171 casos confirmados de raiva entre os guaxinins no sudoeste do Ontário e 84 casos confirmados entre as doninhas-fedorentas.
A doença é espalhada através da saliva e é mais comummente causada por uma mordida que rompe a pele.
Fonte: CP24