

(Aaron Vincent Elkaim / The Canadian Press)
O Canadá está a apontar para o top-3 no quadro de medalhas nos Jogos Parapan-Americanos, que arrancam nesta sexta-feira, e como aconteceu para os Jogos Pan-Americanos, está a apresentar a sua maior equipa de sempre – 216 atletas.
Há quatro anos, nos Jogos Parapan-Americanos em Guadalajara, México, o Canadá terminou em oitavo lugar para as medalhas de ouro, e em quinto lugar na geral de medalhas. O Brasil dominou os Jogos, conquistando 197 medalhas no total – 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze – e a um ano de distância de sediar os Jogos Paraolímpicos do Rio, será uma força para enfrentar em Toronto.
Os Estados Unidos conseguiram 132 medalhas (51-47-34) no México, enquanto que o país anfitrião terminou com 165 (50-60-55). O Canadá trouxe para casa 63 medalhas de Guadalajara – 13 de ouro, 22 de prata e 28 de bronze.
O jogador de Boccia Marco Dispaltro vai ser o portador da bandeira do Canadá nas cerimónias de abertura nesta sexta-feira, que terão lugar no novo estádio de atletismo na Universidade de York.
Estes são os maiores Parapan Am Games na história, com a participação de 1.600 atletas das Américas do Sul, Central e do Norte.
Serão disputados quinze desportos: tiro com arco, atletismo, bocha, ciclismo, futebol de cinco e de sete (a lado), goalball, judo, powerlifting, voleibol sentado, natação, ténis de mesa, basquetebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas e ténis em cadeira de rodas. Todos estes desportos servem de qualificação para Jogos Paraolímpicos do próximo verão.
Nos Jogos Pan Americanos – concluídos há quase duas semanas, o Canadá terminou em segundo lugar do quadro de medalhas, com um total de 217 – 78 ouro, 69 de prata e 70 de bronze.
Os Jogos Parapan-americanos vão decorrer em Toronto entre 7 e 15 de agosto.
Fonte: Canadian Press