EQAO DIZ QUE UM CIBERATAQUE É O CULPADO PELOS PROBLEMAS TÉCNICOS COM O TESTE DE LITERACIA ONLINE

testO Gabinete de Educação de Qualidade e Responsabilidade (EQAO, sigla em inglês) confirma que um ciberataque é o culpado pelos problemas técnicos que levaram ao cancelamento do teste de literacia online da semana passada, na província do Ontário.
Milhares de estudantes estavam inscritos para participar no novo Teste de Literacia online para o ensino secundário do Ontário, no passado dia 20 de outubro, mas foram incapazes de completar a avaliação devido a problemas técnicos.
Em comunicado de imprensa divulgado na segunda-feira, o EQAO – que é responsável por testes padronizados na província – disse que os problemas foram causados por um “ataque mal-intencionado e sustentado”, o denominado «Distributed Denial of Service».
O EQAO acrescentou que nenhuma informação pessoal ou privada dos estudantes ficou comprometida enquanto o teste estava a ser realizado.
Numa declaração por escrito, Richard Jones, diretor de avaliação do EQAO, disse que “o EQAO partilha a frustração que alunos, pais, professores, escolas e educadores e administradores da direção escolar sentiram relativamente ao resultado da avaliação. Nós ficámos chocados ao saber que alguém deliberadamente interferira com a administração do OSSLT online.”
Mais disse que o pessoal de apoio irá discutir como fortalecer o sistema nas próximas semanas.
Apesar do ciberataque, o EQAO diz que continua confiante de que as avaliações podem ser feitas online com êxito.
O exame online deste mês foi um teste para ver o funcionamento do sistema e se os alunos seriam capazes de completá-lo, não havendo nenhuma penalização para os estudantes que falharam no teste.
O teste de literacia obrigatório será realizado em março.
Fonte: CTV Toronto