Época festiva acompanhada por aumento de doenças respiratórias

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels
Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Os casos de Covid-19 estão a subir em algumas províncias do Canadá, a par de outras doenças respiratórias, como a gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR). Com o aproximar das festas de Natal e fim de ano, os peritos apelam a cuidados redobrados.

Com o início da época festiva, a alegria dos encontros com a família e os amigos mistura-se com os desafios da época das constipações e da gripe. Os casos de Covid-19 estão a aumentar em algumas províncias. Por causa disso, os especialistas apelam a que os canadianos se mantenham vigilantes.

Em todo o Canadá, a percentagem de testes semanais positivos à Covid-19 foi de 18,2% a 12 de dezembro. Ontário, Quebec, Nova Scotia e Prince Edward Island registaram a maior subida de casos, de acordo com números recentes da Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC).

Os peritos lembram que a maior permanência em espaços fechados durante o inverno faz subir os diagnósticos. Afirmam ainda, que é errado pensar que a Covid-19 já desapareceu – há ainda três a quatro mortes por hora em todo o país por causa do vírus.

E não é só a Covid-19 que está a circular. Outras doenças respiratórias, como a gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR) também estão a aumentar.

Com o aproximar das férias, as autoridades antecipam uma maior propagação de vírus devido ao aumento das viagens e dos encontros presenciais. Medidas devem ser tomadas, nomeadamente ter as vacinas contra a gripe, a Covid-19 e o VSR em dia.

Para quem estiver infetado com o novo coronavírus, o tratamento com Paxlovid pode reduzir a duração da doença, dizem os peritos. Os canadianos que fizerem festas de Natal em casa devem também considerar a compra de um sistema de filtragem (HEPA) ou simplesmente abrir as janelas.