Entre música, natureza e biodiversidade, Serralves celebra o outono nos dias 26 e 27

Porto, 17 set 2026 (Lusa) – A 16.ª edição da Festa do Outono de Serralves, a 26 e 27 de setembro, no Porto, integra uma programação multidisciplinar e gratuita, com música, teatro de marionetas, circo contemporâneo, cinema, atividades educativas e um mercado.

Em conferência de imprensa realizada hoje para a apresentação do programa da festa, a diretora adjunta do Parque de Serralves, Mariana Roldão, destacou a diversidade de propostas preparadas para o evento, que totalizam cerca de 150 atividades gratuita.

Entre os destaques da edição deste ano está Urtigão, um burro da Graciosa, nos Açores, que chegou recentemente ao Parque de Serralves e que será a raça autóctone em destaque durante a iniciativa.

“É uma panóplia muito grande, muito diversa de atividades”, afirmou Mariana Roldão, salientando o caráter familiar da iniciativa e a possibilidade de os visitantes participarem em atividades educativas com os filhos e amigos.

Mariana Roldão realçou na área do circo contemporâneo a presença dos D’es Tro com o espetáculo “POI”, que se apresenta no sábado, dia 26, às 16:30 e no domingo às 12:15.

A programação teatral inclui “A mulher mais forte do mundo”, de Filipa Madeira, “Qui cu qui que quina” da Companhia Nom Profissional, de Espanha, e “A febre de Burro”, de Rui Paixão.

O evento inclui também os espetáculos “POÊROT”, de Salomé Abreu e Bolha-Teatro com Marionetas, “À flor da pele”, do Teatro e Marionetas de Mandrágora, e “Abraço”, de Berna Huidobro.

A vertente participativa surge através de “Contos Baralhados”, de Sérgio Pelágio e Isabel Galvão, uma proposta de conto musicado e oficina.

Na música destacam-se Arnou Obiols, Crua, Adufeiras do Paúl, Stranded Horse, a Banda Sinfónica Portuguesa e Xauxau Dodô.

A sustentabilidade estará igualmente presente nas oficinas do serviço educativo, que “vão ter em consideração não só elementos naturais do parque, como materiais e matéria-prima, mas também vão invocar a biodiversidade e a presença botânica do parque, e as raças autóctones que aqui estão”, explicou Mariana Roldão.

O programa pretende, assim, “associar as atividades de lazer e cultura a uma mensagem de conservação e preservação ambiental”.

A Festa do Outono terá também um mercado com produtos alimentares e artesanato, numa iniciativa que procura dar visibilidade a pequenos produtores e artesãos.

Na área alimentar, a organização procura privilegiar produtos de caráter biológico e apresentar alternativas de consumo associadas à sustentabilidade e à produção de proximidade.

A responsável sublinhou ainda a participação de 24 municípios fundadores, que vão propor mais de três dezenas de atividades ligadas às suas culturas e tradições.

O programa de 2026 volta a integrar o BOIL — Climate Festival, que na sua 3.ª edição apresenta um conjunto de instalações artísticas, oficinas, percursos, filmes e encontros onde a arte e a ciência se cruzam para estimular novas formas de compreender as alterações climáticas e inspirar uma cidadania mais informada e participativa.

Para Mariana Roldão, a gratuitidade do evento é também uma forma de garantir o acesso da comunidade a uma programação diversificada, permitindo que cada visitante encontre no programa atividades do seu interesse.

PM // TDI

Lusa/fim