Energia no Canadá: Governo divulga projeto para limpar rede elétrica

Foto: Steven Guilbeault/Facebook
Foto: Steven Guilbeault/Facebook

O ministro do Ambiente do Canadá divulgou hoje um projeto de regulamentação destinado a limpar a rede elétrica do país. As novas regras aumentam ligeiramente o custo da energia, mas o Governo espera que essa subida seja compensada pelo abandono dos combustíveis fósseis.

O ministro federal do Ambiente, Steven Guilbeault, anunciou esta quinta-feira, dia 10 de agosto, um projeto de regulamentação sobre eletricidade limpa, há muito aguardado, destinado a criar uma rede elétrica com emissões líquidas zero até 2035.

A regulamentação pode vir a aumentar ligeiramente o custo da energia, mas o executivo espera que essa subida seja compensada pelo abandono dos combustíveis fósseis.

De acordo com o Governo, se a regulamentação for adotada, a fatura média nacional de energia doméstica vai subir entre 35 e 61 dólares por ano. Ainda assim, apenas 2% desse aumento resultará das novas regras.

Por outro lado, o plano de ação não exclui completamente a utilização de combustíveis fósseis. As regras que não impõem o uso de qualquer tecnologia específica, reduziriam mais de 340 megatoneladas de poluição por gases com efeito de estufa entre 2024 e 2050.

Há quase um ano que o Ministério do Ambiente procura reações sobre o quadro regulamentar. Vai ainda proceder a consultas sobre as regras durante 75 dias, prevendo-se que a versão final seja divulgada em janeiro de 2025.