
A Enbridge Inc. prepara-se para comprar a Spectra Energy Corp., com sede em Houston, num acordo amigável no valor de 37 mil milhões de dólares canadianos, o que eles dizem vai criar a maior empresa de infraestrutura energética na América do Norte.
Com a aquisição, o alcance da empresa com sede em Calgary seria alargado a todo o continente, disse o CEO da Enbridge Al Monaco na terça-feira.
Monaco disse que o acordo iria adicionar a força da Spectra Energy no gás natural à forte posição da Enbridge em infraestrutura de petróleo e outros líquidos, embora ambas as empresas já estejam ativas em vários segmentos da indústria de infraestrutura energética.
A empresa alargada seria sediada em Calgary e Monaco permaneceria como presidente e CEO, enquanto que o CEO da Spectra Energy Greg Ebel se tornaria presidente não executivo do conselho de administração da Enbridge.
Sob os termos do acordo, os acionistas da Spectra Energy receberiam 0,984 ações da companhia por cada ação ordinária da Spectra Energy que eles detêm. Com base no preço de fecho das ações ordinárias da Enbridge na sexta-feira, isso traduz-se em 40,33 dólares por ação da Spectra Energy, representando um prémio de cerca de um 11,5 por cento acima do preço de fecho das ações da Spectra Energy na sexta-feira.
O total dos ativos seria no valor de cerca de 165 mil milhões de dólares, disseram ambas as empresas. O acordo deverá ser concluído no primeiro trimestre de 2017, dependendo das aprovações do regulador e dos acionistas.
Fonte: Canadian Press