Emprego no Canadá – Ex-estudantes internacionais com licenças alargadas

Correio da Manhã Canadá

O Governo do Canadá acaba de anunciar uma mudança extremamente benéfica para os recém-licenciados estrangeiros que querem trabalhar no país. Os candidatos cujas autorizações de emprego estão prestes a expirar, vão poder trabalhar no Canadá durante 18 meses adicionais.

O Governo federal anunciou que ex-estudantes internacionais, cujas autorizações de trabalho estão prestes a expirar, vão poder trabalhar no Canadá durante mais 18 meses.

No âmbito da mudança, quem ainda está no Canadá também poderá trabalhar enquanto aguarda a prorrogação da sua permissão.

Os critérios diferem ligeiramente dependendo de quando a licença expirou ou vai expirar e de circunstâncias individuais.

Quem ainda tem uma licença válida ou a expirar entre 2 de outubro e 31 de dezembro deste ano, e têm um passaporte válido há pelo menos mais dois anos, não precisa de fazer nada – a licença de trabalho será renovada automaticamente e enviada à pessoa.

No caso de a licença já ter expirado ou expirar antes de outubro, os candidatos vão ter de solicitar a autorização online nos serviços de imigração do Canadá a partir de 2 de agosto. Sob as medidas especiais, quem também precisar de recuperar qualquer estatuto temporário expirado poderá fazê-lo em simultâneo.

Por outro lado, os estrangeiros que já deixaram o Canadá também poderão solicitar a permissão e a recuperação do estatuto, podendo regressar ao Canadá quando o pedido for aprovado.

Quem ainda estiver no país quando solicitar a renovação da permissão de trabalho, poderá trabalhar enquanto aguarda a aprovação.

As medidas especiais aplicam-se a todos que desejam renovar a licença, incluindo os portadores de autorizações que expiraram a 20 de setembro do ano passado. Nesse caso, as licenças passam a ser válidas até maio de 2023. Isso significa que podem trabalhar enquanto aguardam pela autorização, não sendo forçados a regressar ao seu país de origem.

A mudança é extremamente benéfica para os recém-licenciados estrangeiros que querem trabalhar no Canadá. Permite que mais imigrantes sigam o seu percurso no país, conquistando eventualmente a residência permanente, se assim o desejarem.