
A reunião de Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, com Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) pode ter sido benéfica para as relações entre os países.
Pete Hoekstra, embaixador dos EUA no Canadá, disse que há oportunidade de garantir novas parcerias económicas e de segurança com base na visita de Carney à Casa Branca.
Hoekstra acrescentou que as tarifas americanas sobre o Canadá podem não ser “totalmente removidas” num futuro acordo comercial, mas acredita que os dois países estão no caminho para construir uma relação mais forte.
O embaixador americano relembra ainda que as relações entre Canadá e EUA não são recentes e já possuem uma base com laços económicos, de segurança nacional e pessoais, que podem servir de alavanca para um futuro mais forte.
No entanto, Hoekstra reconhece que as negociações e articulações entre os executivos americano e canadiano têm sido atribuladas, mas ambos querem o mesmo para os seus países e deverão encontrar um meio termo.
O embaixador alertou, contudo, que mesmo que se chegue a um acordo, persiste a possibilidade de ser aplicada uma taxa a todas as exportações canadianas para os EUA.