
É um resultado amargamente dececionante para a comunidade muçulmana da Cidade de Québec.
A proposta para construir um cemitério muçulmano na pequena cidade de St. Apollinaire foi rejeitada em referendo. No final, votaram 36 pessoas, com 16 delas a concordar com a proposta, mas 19 disseram ‘não’ à ideia de permitir que os muçulmanos tenham um cemitério próprio. Um voto foi rejeitado.
O plano para o cemitério foi desenvolvido após um tiroteio mortal na Mesquita, em janeiro, mas a questão foi enviada para um referendo depois que um número suficiente de pessoas suficiente se opôs ao projeto.
Apenas 49 pessoas que moravam perto da Harmonia Funeral Home podiam votar no referendo que decidia a mudança de zonamento. Aqueles que se opuseram ao projeto defenderam que os muçulmanos deveriam estar satisfeitos com um cemitério para várias confissões religiosas.
O presidente de Saint-Apollinaire, Bernard Ouellet, admitiu estar desapontado com o resultado, que ele relacionou ao “medo e desinformação”.
No entanto, membros do Centro Cultural Islâmico disseram que a sua luta por um cemitério próprio não acabou. Eles estão a considerar apresentar uma queixa junto da Comissão de Direitos Humanos do Québec, porque eles sentem que ser negado um cemitério muçulmano é um caso de discriminação religiosa.
Fonte: CTV Montreal/com arquivos da Canadian Press