
Vão arrancar nas próximas semanas buscas por túmulos não identificados na Escola Residencial Mohawk Institute, em Brantford, Ontário. Os sobreviventes da escola antecipam desde já a descoberta de restos mortais de crianças indÃgenas.
Os sobreviventes de uma Escola Residencial em Ontário estão prestes a dar inÃcio a buscas por sepulturas não identificadas. Além disso, contrataram um advogado para garantir que os atos horrÃveis praticados por estas instituições se tornam públicos.
Os sobreviventes da Escola Residencial Mohawk Institute em Brantford, Ontário, planeiam começar a usar um radar de penetração no solo nas próximas semanas. O objetivo é examinar o local em busca de túmulos não identificados na propriedade.
A expetativa é de que se encontrem restos mortais de crianças indÃgenas, à semelhança do que já aconteceu noutras Escolas Residenciais do Canadá, no último ano.
De acordo com o Indian Residential School History and Dialogue Center, o Mohawk Institute operou de 1828 a 1970. Trata-se de uma das instituições deste tipo mais antigas do Canadá. Estima-se que tenha acolhido cerca de 30 mil crianças em Ontário durante o seu perÃodo de atividade.
Nos últimos anos, houve denúncias de abusos fÃsicos, sexuais e emocionais no estabelecimento. As buscas na escola são anunciadas, numa altura em que o Papa Francisco aceitou visitar o Canadá, no âmbito do processo de reconciliação com as comunidades indÃgenas.



