ELEIÇÃO EM YUKON CONVOCADA PARA 7 DE NOVEMBRO

O líder do Partido Verde do Yukon Frank de Jong, a líder do NDP Liz Hanson, o líder do Partido Yukon Darrell Pasloski e o líder Liberal Sandy Silver. (CBC)
O líder do Partido Verde do Yukon Frank de Jong, a líder do NDP Liz Hanson, o líder do Partido Yukon Darrell Pasloski e o líder Liberal Sandy Silver. (CBC)
O líder do Partido Verde do Yukon Frank de Jong, a líder do NDP Liz Hanson, o líder do Partido Yukon Darrell Pasloski e o líder Liberal Sandy Silver.  (CBC)
O líder do Partido Verde do Yukon Frank de Jong, a líder do NDP Liz Hanson, o líder do Partido Yukon Darrell Pasloski e o líder Liberal Sandy Silver.
(CBC)

O primeiro-ministro de Yukon Darrell Pasloski não teve outra opção a não ser convocar a próxima eleição territorial para este outono.

Pasloski anunciou que os moradores de Yukon irão às urnas no dia 7 de novembro. Um comunicado de imprensa do partido Yukon refere que Pasloski falou com o comissário de Yukon na sexta-feira, para dissolver oficialmente a legislatura, dando início ao período de campanha oficial.

O Yukon Party, partido de tendência conservadora, está à procura de um quarto mandato consecutivo no cargo, e um segundo com Pasloski como líder. O partido está no poder desde 2002.

Liz Hanson do NDP e Sandy Silver do Partido Liberal procuram derrotar o Partido Yukon.

Frank de Jong, do Partido Verde, é também uma peça do jogo eleitoral, mas com candidatos em apenas cinco círculos eleitorais, os Verdes não têm nenhuma esperança de formar governo.

Já foram realizadas nomeações em mais de 19 círculos eleitorais do território, de modo que a lista de candidatos está amplamente definida.

O Yukon Party e os Liberais têm uma lista completa de candidatos nomeados, enquanto que o NDP ainda tem de nomear um candidato no círculo eleitoral de Vuntut Gwitchin.

O período de nomeação encerra oficialmente no décimo dia do período eleitoral.

Fonte: CBC News