ELEIÇÃO 2015: ELEITORES DO ONTÁRIO DÃO LIGEIRA VANTAGEM AOS CONSERVADORES EM SONDAGEM NANOS

O líder conservador Stephen Harper faz uma paragem de campanha em Fredericton, New Brunswick - 17 de agosto de 2015. (The Canadian Press / Sean Kilpatrick)
O líder conservador Stephen Harper faz uma paragem de campanha em Fredericton, New Brunswick - 17 de agosto de 2015. (The Canadian Press / Sean Kilpatrick)
O líder conservador Stephen Harper faz uma paragem de campanha em Fredericton, New Brunswick - 17 de agosto de 2015. (The Canadian Press / Sean Kilpatrick)
O líder conservador Stephen Harper faz uma paragem de campanha em Fredericton, New Brunswick – 17 de agosto de 2015. (The Canadian Press / Sean Kilpatrick)

A eleição federal continua a ser muito disputada, mas parece que os Conservadores estão com uma ligeira vantagem junto dos eleitores do Ontário.
O partido de Stephen Harper tem 32 por cento de apoio a nível nacional, enquanto os liberais de Justin Trudeau e o NDP de Tom Mulcair estão empatados em 29 por cento, de acordo com a mais recente sondagem semanal da Nanos Research.
Isso coloca os conservadores e os liberais com mais um ponto percentual face às últimas quatro semanas, enquanto que o NDP desceu cerca de dois por cento.
Os conservadores têm estado em alta há quatro semanas consecutivas no Ontário, passando de 35 por cento de apoio na semana que terminou a 17 de julho para 42 por cento na semana que terminou na sexta-feira. Durante esse mesmo período, o NDP perdeu força no Ontário, passando de 30 por cento de apoio para 23 por cento, enquanto os liberais permaneceram perto dos 30 por cento.
A tendência oposta é aparente na costa atlântica do Canadá, onde os conservadores caíram de 25 por cento para 16 por cento de apoio ao longo de quatro semanas; o NDP cresceu de 25 por cento para 38 por cento.
Os liberais permanecem na liderança na costa atlântica do Canadá, com o apoio de 45 por cento.
Os conservadores também estão fortes nas pradarias, com 53 por cento contra 20 por cento para o NDP e 19 por cento para os liberais.
O NDP ainda está no topo, na Columbia Britânica, com 39 por cento de apoio, em comparação com 28 por cento para os Liberais e 26 por cento para os conservadores.
O NDP continua a liderar no Quebec, com 35 por cento, em comparação com 30 por cento para os liberais, 17 por cento para o Bloc Quebecois e 12 por cento para os conservadores.
O Partido Verde aparece na sondagem com cinco por cento de apoio a nível nacional, com o apoio a variar de um mínimo de um por cento no Canadá Atlântico para sete por cento nas pradarias e Columbia Britânica.
Os números regionais têm tamanhos de amostra variando de 80 entrevistados no Canadá Atlântico a 257 no Ontário, o que significa que têm uma maior margem de erro do que a sondagem global.
A sondagem telefónica aleatória de 1.000 entrevistados tem uma margem de erro de mais ou menos 3,1 pontos percentuais.
A análise do voto semanal é determinado usando entrevistas aleatórias por telefone fixo e telemóvel junto de 1.000 canadianos adultos, e pode ser ponderada por idade e sexo. O presente relatório é baseado numa média móvel de quatro semanas e incluindo o dia 14 de agosto de 2015.
Fonte: CTV News