
O inverno começou oficialmente, mas com as temperaturas que Toronto regista, com certeza não vai parecer muito que estamos na estação fria do ano.
“É quase tropical”, disse o climatologista sénior da Environment Canada David Phillips ao Metro Morning da CBC Radio, na manhã de segunda-feira.
Phillips diz que os meses de novembro e dezembro (até ao momento) em Toronto registaram a menor quantidade de neve de sempre.
Historicamente, a temperatura média anual é de uma máxima de 1 C e uma mínima de -7 C.
O climatologista avisa que o inverno não está completamente cancelado, mas simplesmente adiado e será mais curto nesta temporada.
Phillips acredita que o El Niño é a principal causa para o tempo mais quente do que o habitual, o qual tem exercido a sua influência nas condições climatéricas desde março.
O padrão de tempo é um fenómeno associado a secas extremas, tempestades, inundações e é impulsionado pela água de superfície quente no leste do Oceano Pacífico.
“Nós pensamos que a segunda metade do inverno não será tão agradável como a primeira metade, mas nós pensamos que o caráter, a personalidade deste inverno será claramente mais quente do que o normal.”
Fonte: CBC News