Educação: Escolas de Ontário apertam regras para minimizar distrações

O Governo de Ontário decidiu limitar a utilização de telemóveis nas escolas. Além disso, vai proibir a utilização de cigarros eletrónicos em ambiente escolar. As medidas entram em vigor no ano letivo de 2024-25.

O ministro provincial da Educação anunciou as mudanças numa conferência de imprensa na manhã de domingo, dia 28 de abril. Stephen Lecce diz que são necessárias para melhorar a segurança nas escolas e ajudar os alunos a concentrarem-se nas aulas.

“Todos os pais e professores com quem falamos partilharam o problema crescente das distrações causadas pelos telemóveis nas aulas durante o período de instrução, para além do aumento preocupante da utilização do ‘vaping’ nas escolas entre os nossos jovens”, disse Lecce.

“Precisamos de ser ousados. Precisamos de ser abrangentes. E precisamos de agir com urgência.”

A partir do próximo ano letivo, os alunos do jardim de infância ao 6.º ano terão de manter os telemóveis em silêncio e fora de vista durante todo o dia letivo, a não ser que um educador o permita explicitamente. Já os alunos do 7.º ao 12.º ano estão simplesmente proibidos de usar os telemóveis durante as aulas.

“Se não obedecerem, vai ser pedido que entreguem os telemóveis ou poderão ser enviados para o gabinete do diretor”, afirmou Lecce. “Vamos introduzir medidas disciplinares progressivas, que podem incluir até a suspensão do aluno se houver violações repetidas.”

Além disso, os sites das redes sociais serão removidos de todas as redes e dispositivos escolares. Os boletins escolares vão passar ainda a incluir comentários sobre os níveis de distração dos alunos nas aulas.

No Quebec e British Columbia (B.C.) foram tomadas medidas semelhantes para proibir a utilização de telemóveis nas aulas. Ainda assim, Lecce diz que a província de Ontário é a primeira a bloquear o acesso a todas as plataformas de redes sociais nas redes e dispositivos escolares.

Foto: Stephen Lecce/Facebook