Educação em Ontário: Escolas podem voltar a fechar no dia 21 de outubro

Foto: CUPE SCFP/Facebook
Foto: CUPE SCFP/Facebook

As escolas de Ontário podem voltar a fechar na próxima segunda-feira. O Sindicato Canadiano de Funcionários Públicos (Canadian Union of Public Employees’ – CUPE) entregou um novo aviso de greve. O Governo provincial diz-se “muito desiludido”.

O sindicato que representa 55 mil trabalhadores da educação em Ontário acaba de submeter um aviso de cinco dias para voltar à greve. Isso significa que as escolas podem ser forçadas a fechar já na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro.

O Sindicato Canadiano de Funcionários Públicos (Canadian Union of Public Employees’ – CUPE) diz que as negociações com o Governo provincial “falharam” mais uma vez, apesar das “muitas tentativas tardias de alcançar um acordo livremente negociado”.

O ministro da Educação de Ontário já reagiu. Stephen Lecce diz que o Governo está “muito desiludido” com a decisão “desnecessária” do sindicato.

Os trabalhadores da educação do CUPE ainda estão em greve legal, devido à emissão, por um mediador, do chamado relatório ‘no board’ a 17 de outubro.

O sindicato não precisa de solicitar um novo relatório caso queira entrar em greve novamente.

Lecce garante ter oferecido “múltiplas ofertas aprimoradas” que teriam injetado “centenas de milhões de dólares em todo o setor”.

Já o CUPE diz que a oferta mais recente prevê um aumento de 1 dólar por hora para cada ano do acordo coletivo, resultando numa subida salarial de cerca de 3,59%. A proposta, diz o sindicato, é insuficiente.