
A economia canadiana cresceu 3,1% no primeiro trimestre, de acordo com a Statistics Canada. Com os novos dados, o Banco do Canadá poderá aumentar as taxas de juro já na reunião da próxima semana, na tentativa de fazer descer a inflação.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Canadá cresceu ao ritmo anual de 3,1% no primeiro trimestre de 2023, segundo dados preliminares divulgados na quarta-feira, 31 de maio, pela Statistics Canada.
O resultado superou a expectativa de analistas, que previam o avanço de 2,5% entre janeiro e março.
Até mesmo a última previsão do Banco do Canadá tinha a economia a crescer a uma taxa anual de 2,3% no primeiro trimestre.
A força económica continuada poderá levar o Banco canadiano a aumentar as taxas, na tentativa de fazer descer a inflação.
No mês passado, o banco afirmou, numa previsão, que espera que a inflação desça para cerca de 3% até meados do ano e atinja 2% até ao final de 2024.
Recorde-se que em abril, a taxa de inflação anual do Canadá subiu pela primeira vez desde junho de 2022, atingindo 4,4. Embora tenha sido substancialmente mais baixa do que o pico de 8,1% registado no mês de junho do ano passado, continua a ser superior ao objetivo de 2% do Banco do Canadá.
